Relação entre algoritmo e Marketing Digital

Quando o assunto é algoritmo, é comum que direcionemos o pensamento a computadores, notebooks e códigos de difícil compreensão. Porém, o conceito é muito mais simples, pois não demanda a aprendizagem de uma disciplina complexa.

Assim sendo, é possível mencionar que os algoritmos estão presentes em nossa sociedade desde as épocas mais remotas. No entanto, eles vêm se tornando mais notáveis nos dias atuais. Especialmente quando são relacionados aos sistemas de computadores e as estratégias de aperfeiçoamento dos buscadores de internet.

Por isso é importante compreender os algoritmos no momento de desenvolver as estratégias de marketing digital da sua empresa.  Se você chegou até esse artigo é porque almeja aprofundar os conhecimentos sobre essa temática, certo? Então aproveite a leitura e entenda tudo sobre os algoritmos e suas funcionalidades.

Algoritmo: o que é?

O algoritmo pode ser descrito como o ponto central de um mecanismo de desenvolvimento de softwares. Afinal, ele está incluído no conjunto de ferramentas utilizadas pelos programadores para transformar os problemas em processos e etapas a serem traduzidas em nível computacional.

Aliás, ao se tratar de tecnologia, esse recurso é aplicado em mecanismos que apresentam diversos níveis de complexibilidade. Um dos exemplos mais simples consiste no processo de inicialização dos computadores. Mas como isso é possível? Justamente por meio da existência de um software eficiente.

Nesse contexto, podemos dizer que um mecanismo de tradução computacional acontece a partir do algoritmo embutido no sistema. Este, por sua vez, tem o objetivo de testar todos os elementos presentes no computador. Dessa forma ele poderá averiguar se os processos estão em ordem. Além disso, ele também vasculhará o sistema operacional do disco para, por fim, carregá-lo com eficácia.

Como o algoritmo é aplicado na internet?

Na verdade, o algoritmo pode ser aplicado de diversas maneiras. Até porque eles proporcionam muitas possibilidades para os seus utilizadores. No entanto, para explicar melhor a sua funcionalidade, abordaremos a forma de funcionamento desse recurso nas redes sociais e nas plataformas digitais mais utilizadas pelos usuários. Confira!

A aplicação do algoritmo do Instagram

No princípio do seu surgimento, o Instagram se baseava em um raciocínio cronológico similar ao do Twitter. Afinal, todos os posts eram exibidos de forma ordenada, indo dos mais novos aos mais antigos.

Em 2016 essa estrutura passou por algumas modificações significativas. Sendo assim, nos dias atuais, a rede social em questão considera os seguintes requisitos no momento de escalar os feeds postados pelos usuários:

  • engajamento: o volume de curtidas e comentários é um fator determinante para priorizar uma publicação. Aliás, também é analisado se esses engajamentos aconteceram nos primeiros minutos após a postagem ser realizada;
  • temporalidade: de fato, a temporalidade não é um critério único. No entanto, é possível mencionar que a ordem da postagem ainda é levada em consideração no momento de definir o feed;
  • relacionamento: esse quesito se baseia no grau de proximidade entre os usuários durante o processo de engajamento e mensagens diretas, entre outras atividades importantes.

Diante desses aspectos, os algoritmos utilizados começam a operar com um nível mais elevado de complexibilidade. Esse processo inclui novas variáveis que objetivam tornar a tecnologia mais efetiva e assertiva.

A funcionalidade do recurso no Google

Obviamente, o algoritmo do Google é um dos mais conhecidos e populares nos dias atuais. No entanto, estudiosos do assunto argumentam que essa gigante de tecnologia guarda a sete chaves alguns fatores determinantes ao processo de ranqueamento.

Apesar disso, muitas pessoas sabem que o PageRank é um dos seus algoritmos mais eficientes. Aliás, ele foi construído em 1998, cujo objetivo consistia em realizar um rastreamento efetivo. O plano foi bem sucedido, pois até hoje esse algoritmo tem a capacidade de apresentar os resultados de pesquisa mais relevantes aos usuários.

Em contrapartida, em períodos anteriores, o nível de importância de um site era medido por meio do volume de outros sites vinculados a ele. No entanto, muitas empresas usavam esse conhecimento para burlar os resultados.

Com base nisso, o black hat se tornou uma prática muito comum na ocasião, mas ele não é visto com bons olhos pelo Google. Até porque o seu objetivo é enganar o PageRank.

Após isso o Google vem promovendo diversas mudanças em seu algoritmo. Aliás, essa empresa passou a considerar inúmeras variáveis para que, de fato, uma página consiga obter um bom ranqueamento nos navegadores.

Assim sendo, nos dias atuais, a metodologia utilizada analisa algumas questões específicas. Entre elas estão as preferências dos usuários, a localização e a qualidade do conteúdo publicado, entre outros quesitos.

O desempenho dos algoritmos no YouTube

O ano de 2005 marcou o surgimento do YouTube. Nessa época o algoritmo utilizado avaliava apenas o número de vezes no qual determinado vídeo era iniciado. Desse modo, podemos dizer que esse fator era determinante para o bom ranqueamento.

Porém, esse procedimento motivou diversos produtores de conteúdos a priorizarem as chamadas sensacionalistas e apelativas. Desde então a plataforma percebeu que esse método não assegurava a qualidade dos materiais publicados.

Por esse motivo, a partir de 2012 o algoritmo passou a considerar o tempo médio de visualização dos vídeos. Essa mudança vem incentivando os produtores de conteúdos a realizarem boas práticas no momento de gerenciar o canal.

Após essa mudança as recomendações do YouTube se baseiam em um nível mais efetivo de qualidade de conteúdos. Dessa forma é possível garantir uma experiência melhor aos mais diversos usuários da plataforma.

A utilização do algoritmo no Facebook

O Facebook foi a rede social pioneira na utilização dos algoritmos para categorizar as postagens, bem como para definir quais conteúdos devem ser exibidos para os usuários. Na fase inicial, o intuito era entregar os materiais mais relevantes com base na análise de algumas questões que a plataforma considerava importante.

Isso incluía o comportamento, as preferências e o nível de engajamento esboçado pelas pessoas. Atualmente os critérios vêm passando por algumas modificações. Portanto, entre os fatores analisados pelo Facebook no momento de definir a relevância do feed são:

  • a relação de proximidade dos usuários com a pessoa que postou o conteúdo;
  • o tipo de postagem a ser exibida;
  • o nível de engajamento dos amigos com as publicações efetuadas.

Em suma, muitas questões são analisadas pelo algoritmo no momento de definir os conteúdos que serão exibidos no feed. O objetivo é obter mais engajamento, fornecendo um conteúdo relevante para o usuário.

Entender o algoritmo ajuda a melhorar as campanhas de marketing digital

Como dialogar com o algoritmo nas ações de marketing digital?

Existem algumas formas muito eficientes de dialogar com os algoritmos das redes sociais. Tenha em mente que é muito importante respeitar os critérios das plataformas no momento de distribuir os conteúdos. Para ajudar a sua empresa nessa tarefa, separamos alguns procedimentos eficientes. Veja a seguir!

Construa conteúdos de boa qualidade

Em primeiro lugar, é preciso considerar que os algoritmos têm como objetivo oferecer uma boa experiência para os usuários. Dessa forma, considere essa possibilidade no momento de elaborar as estratégias digitais da sua empresa.

Aliás, essa preocupação deve ser o ponto de partida de todas as organizações, independentemente do nicho de mercado e do perfil da persona a ser abrangida. Por isso é extremamente importante manter o foco na qualidade dos conteúdos que serão publicados.

Junto a isso, é recomendado utilizar as estratégias de SEO, incluindo a palavra-chave. Afinal, ela ajudará a sua empresa a alcançar boas posições nos buscadores de pesquisa.

Sendo assim, no momento de publicar um conteúdo em uma rede social, observe as particularidades do algoritmo presente nela. Mas tenha em mente que essas particularidades podem ser diferentes em redes sociais distintas.

Identifique os canais mais adequados para a sua empresa

De fato, os gestores precisam conhecer todas as estratégias de produção de conteúdo digital a serem utilizadas pela empresa. Além disso, também é imprescindível compreender os critérios considerados pelos algoritmos das diferentes redes sociais.

Dessa forma será possível identificar as plataformas mais adequadas para garantir o sucesso das ações de marketing. Sem dúvidas, esse procedimento ajudará a trabalhar o crescimento da sua empresa em meio a um mercado extremamente competitivo.

Se mantenha atualizado

Não é novidade que os algoritmos passam por mudanças frequentes. O objetivo consiste em melhorar significativamente a experiência dos usuários. De fato, são inúmeras as transformações ocorridas e, por isso, é difícil identificar todas elas.

Para ter uma idea, estima-se que o Google realize mais de 500 alterações anuais no PageRank. No entanto, a boa notícia é que as mudanças mais relevantes costumam ser divulgadas com frequência.

Por isso é recomendado realizar um estudo constante das plataformas digitais, de modo a se informar sobre as possíveis atualizações. Afinal, esse cuidado ajudará a melhorar as estratégias de marketing da sua empresa, proporcionando resultados mais promissores.

Como é possível perceber, o algoritmo é um sistema lógico e eficiente. Até porque ele trabalha de forma sequencial até obter um resultado satisfatório.

Em suma, é possível afirmar que os modelos mais atuais tendem a demonstrar um nível mais elevado de complexibilidade. Em contrapartida, compreender os seus mecanismos e as suas funcionalidades ajudará a sua empresa a elaborar ótimas estratégias digitais.

Gostou do post sobre algoritmo? Então aproveite para acessar o nosso blog e descobrir muito mais. Você não vai se arrepender!

 

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