Se você nunca aplicou as técnicas de otimização chamadas SEO on page pode estar perdendo uma grande chance de fazer seu site bombar! Afinal, elas são fundamentais para alcançar uma boa colocação nos buscadores de pesquisa.
Por isso preparamos um texto especial contendo oito dicas de como aplicar esse recurso. Desse modo o seu site crescerá com base no processo de otimização de forma rápida e eficiente. Confira!
SEO on page: o que é?
Para entender o que é SEO on page, primeiramente é importante compreender o que é SEO. Esta expressão, por sua vez, é a abreviação do termo em inglês Search Engine Optimization cuja tradução significa Otimização para Mecanismos de Busca.
Apesar de parecer uma expressão complexa e estimular a aplicação de diversas técnicas, o objetivo é bastante simples: colocar um site nas primeiras posições dos buscadores da internet.
Esse procedimento é muito importante para o sue negócio. Até porque as páginas mais visitadas sobre qualquer assunto sempre são as que aparecem nos topos do ranking de pesquisa. Esses lugares conferem autoridade ao site e proporcionam o aumento do tráfego orgânico por meio da produção de conteúdo digital.
Diferenças entre SEO off page e SEO on page
O SEO on page e o SEO off page são duas modalidades de SEO muito importantes para garantir o sucesso do seu site. No entanto, elas apresentam algumas diferenças que precisam ser compreendidas. Veja a seguir!
SEO off page
O SEO off page consiste em um forma de buscar otimização de um site por meio de estratégias “fora” de sua página. Entre essas estratégias podemos apontar os links buildings, que são páginas de outros sites linkando para seu site, por exemplo. Além disso, os links direcionados por meio das redes sociais e promoções feitas em sites externos também são considerados estratégias dessa natureza.
No entanto, o SEO off page não se limita a essa possibilidade. Afinal, essa estratégia diz respeito a todas as ações realizadas fora do seu site. Desse modo a criação de relacionamentos com outros sites também deve ser considerada uma estratégia de otimização off page, mesmo que os mecanismos utilizados não gerem os backlinks.
SEO onpage
As técnicas de SEO on page demandam a otimização interna do conteúdo de um site. Elas estimulam a prática da produção textos relevantes, respeitando os algoritmos das redes socais ou das plataformas a serem utilizadas.
Diante disso, o processo de otimização ocorre por meio da aplicação de técnicas de SEO dentro de determinada página. Isso inclui o texto, as imagens e os vídeos, entre outros recursos importantes. Dessa forma será possível elevar o posicionamento do seu site nos motores de busca da internet.
Como aplicar o SEO on page?
Nos dias atuais, várias estratégias de SEO on page podem ser aplicadas dentro do seu site. Quando bem utilizadas, elas ajudarão a aumentar o posicionamento da sua marca no mundo online.
Como consequência você perceberá uma elevação no volume de tráfego e, possivelmente, no processo de vendas. Acompanhe oito dicas de SEO on page que ajudarão a colocar seu conteúdo entre os melhores da internet!
1. A title tag
O title tag é um recurso extremamente importante quando pensamos em estratégias de SEO on page. Ele é o título que constará dos mecanismos de busca para que a sua página seja encontrada pelos usuários.
O que poucas pessoas sabem é que ele não precisa necessariamente ser o mesmo título do artigo. Na verdade, é recomendado pensar no title tag como se ele fosse o anúncio de seu texto.
A ideia principal é elaborar um título simples e de fácil compreensão. Aliás, o title tag deve conter a palavra-chave principal utilizada no texto. O intuito é atender os critérios de ranqueamento determinado pelo Google.
2. A palavra-chave
A palavra-chave é uma das principais estratégias de SEO on page e deve ser definida mediante e um estudo aprofundado. Na verdade, ela pode ser descrita como uma expressão relevante para os mecanismos de busca.
No entanto, ela precisa nutrir uma relação com o seu nicho de mercado. Dessa forma esse recurso conseguirá enriquecer as estratégias de SEO da sua empresa.
Uma das regras básicas sobre o uso das palavras-chave consiste em incluí-las no título e subtítulo. Além disso, elas também devem ser distribuídas ao longo do texto, inclusive no primeiro parágrafo.
3. A combinação entre long tails e head tails
As long tails são consideradas palavras-chaves “cauda longa”. De um modo geral, essas expressões são maiores e mais específicas. Em contrapartida tendem a ser menos buscadas pelos usuários.
No entanto, esses termos podem ser importantes quando são combinados com palavras-chaves mais curtas e genéricas como as head tails. Afinal, apesar de serem menos buscadas, as long tails costumam direcionar os usuários mais qualificados para o seu artigo.
Sendo assim, quanto mais específica for a palavra-chave, maiores serão as chances de que o leitor esteja buscando exatamente aquilo que você tem a oferecer no seu site.
4. A meta descrição
Mais conhecida como meta description, a meta descrição é uma pequena descrição a respeito do tema que será abordado ao longo do artigo. Assim sendo, quando buscamos um assunto no Google, é possível percebê-la abaixo do título da página.
É por meio desse pequeno texto que a maioria das pessoas decide se acessará ou não determinado site. Por isso é preciso caprichar no momento de desenvolver a meta descrição. Afinal, ela funcionará como uma espécie de cartão de visitas.
Lembre-se que o objetivo consiste em chamar a atenção do usuário. Mas tenha sempre em mente que ela deve explicar, de forma transparente, o conteúdo que será abordado.
Sendo assim, junto a meta description, experimente construir um title tag interessante. Dessa forma você poderá aumentar fortemente o tráfego do seu site, obtendo resultados cada vez melhores.
5. As URLs fazem parte do SEO on page
Nem todo mundo sabe, mas é possível modificar a URL de publicação. Aliás, essa é uma estratégia muito interessante para deixá-la mais atraente. No entanto, antes de modificar a URL, lembre-se que a palavra-chave sempre deve fazer parte do seu escopo.
Aliás, quanto mais concisa ela for, maiores serão as chances do seu site ranquear satisfatoriamente. Isso ocorre porque o conteúdo escrito na URL é um dos critérios de ranqueamento do Google.
6. Os links Internos
Os links internos não podem ser ignorados nas estratégias de SEO on page. Até porque eles também são responsáveis pelo aumento de tráfego orgânico.
Esse recurso funciona de forma muito simples, podendo ampliar o tempo de permanência do usuário no seu site. Para isso é importante que seus artigos sejam linkados internamente entre eles.
É recomendado utilizar links que dialogam sobre a mesma temática. Sendo assim, um texto que discursa sobre Marketing Digital pode conter um link direcionando a um artigo sobre estratégias de SEO, por exemplo. Dessa forma você conseguirá atrair a atenção do leitor.
Além de aumentar tempo de acesso, os links internos também auxiliam o seu site a ser reconhecido como autoridade em determinado assunto. Por isso vale a pena incluí-lo dentro das estratégias de marketing da sua empresa.
7. Os links externos
Os links externos também são muito importantes para gerar autoridade no seu site. O mais interessante é direcionar esses links a sites e organizações reconhecidas sobre o assunto.
Existe uma forma de realizar buscas dos melhores links externos sob o ponto de vista de ranqueamento. Para isso, basta usar ferramentas de pesquisa como o Moz Link Explorer.
8. As heading tags ajudam o SEO on page
As heading tags são estratégias de SEO on page muito importantes. Elas funcionam como uma hierarquia interna do texto. Assim sendo, elas fazem o Google compreender qual tema está sendo abordado dentro de uma página específica.
Para construir boas heading tags, o ideal é usar a ferramenta de estilos do Word. Afinal, ela funciona de modo similar a um índice. O título principal deverá ser selecionado como H1. Mas atenção! No seu texto só poderá haver uma tag H1.
Os subtítulos são os H2, H3, H4 e assim por diante. Não é necessário utilizar todas as heading tags em um texto, especialmente se ele apresentar um escopo inferior a 1500 palavras. Obviamente, algumas situações podem demandar uma exceção.
Agora que você já conhece as melhores dicas de SEO on page, aproveite para aplicá-las no seu site e mantê-lo sempre bem ranqueado. Após isso, navegue no nosso blog e descubra muito mais!