O Mobile Marketing é uma estratégia que trouxe revolução ao setor de marketing. Não é por acaso que muitas empresas estão desfrutando de muitos benefícios. De fato, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a funcionalidade do Mobile Marketing. Se essa for a sua situação, continue a leitura desse artigo e descubra tudo sobre essa poderosa ferramenta.
Mobile Marketing: o que é?
Mobile Marketing é um termo inglês cuja tradução quer dizer “marketing móvel”. Nesse cenário, ele descreve as práticas de marketing construídas para os aparelhos móveis. Assim sendo, o Mobile Marketing pode ser percebido como uma forma de Marketing Digital.
Antes de tudo, vale a pena frisar que os dispositivos que possuem um sistema operacional android ou IOS são, de fato, aparelhos móveis. De um modo geral, os smartphones, os tablets e os notebooks são ótimos equipamentos para a aplicação do Mobile Marketing. O smartwatch e o GPS também são muito eficientes para esse tipo de aplicação.
Para elaborar um plano de ação efetivo, diversas ações são colocadas em pauta na hora de divulgar os serviços ou os produtos da sua empresa. Desse modo será possível construir um relacionamento eficiente com os usuários, bem como conquistar a autoridade digital.
Desse modo, a oferta de uma boa experiência aos clientes deve ser pensada nos mais diversos aspectos. Isso inclui as redes sociais, os e-mails, os chatbots, os aplicativos, os blog posts e as mensagens SMS, por exemplo.
Em outras palavras, o Mobile Marketing é uma expressão que se refere ao uso dos dispositivos móveis nas aplicações de marketing. Aliás, essa estratégia vem se mostrando uma forte tendência nos dias atuais.
Em suma, as práticas de Mobile Marketing têm o objetivo de interagir com os mais diversos usuários de uma empresa. Para isso são utilizadas as aplicações nativas dos aparelhos móveis.
Como surgiu o Mobile Marketing?
O conceito de Mobile Marketing surgiu no início da década passada. No entanto, as suas aplicações começaram nos meados dos anos 90, se intensificando no começo dos anos 2000. De fato, a prática tem relação com o crescimento de uso dos celulares.
Na segunda metade dos anos 2000, algumas empresas lançaram campanhas por meio de SMS. Nessa época era possível perceber que o Mobile Marketing seria o futuro das ações digitais no setor do marketing. Até porque as pessoas já demonstravam grande afinidade com o aparelho celular.
Com o passar do tempo, essa ferramenta ganhou muita força. Dessa forma, ela se configurou como qualquer ação de marketing praticada por meio de uma rede na qual os usuários estão conectados a um aparelho móvel e pessoal.
Quais são as características do marketing móvel?
Algumas características muito marcantes fazem parte do marketing móvel. De fato, o seu alvo é bem específico, porém os resultados são promissores e efetivos. Mas, afinal, quais são as características dessa ferramenta? Veja a seguir!
O e-mail é uma ótima estratégia de Mobile Marketing. Aliás, ele é um recurso muito bom para capturar e nutrir novos leads. Afinal, por meio de uma base efetiva de contatos a sua empresa poderá interagir com os clientes.
Além disso, será possível entender o momento de compra no qual eles se encontram. Por fim, a sua marca identificará à hora ideal de abordar o consumidor para vender os produtos ou serviços.
Aplicativos
Muitas empresas estão investindo em aplicativos próprios no momento de aplicar os planos de Mobile Marketing. Na maior parte das vezes esses aplicativos oferecem informações atualizadas, incluindo dados e interações com games, por exemplo.
Porém, uma dica para as empresas que não almejam investir em aplicativos próprios consiste em obter aplicativos de terceiros. Diante disso será possível fazer anúncios e campanhas mais efetivas para divulgar uma ação.
SMS
O SMS é pouco falado nos dias atuais. Até porque a explosão da internet voltou a atenção de muitas empresas para outras vertentes no Marketing Online. Entre elas está a produção de conteúdo digital e a busca pelo tráfego orgânico. Além disso, o foco também está voltado para campanhas pagas como, por exemplo, aquelas realizadas por meio no Google Ads.
No entanto, o SMS não deve ser desprezado. Aliás, é importante mencionar que em alguns segmentos ele ainda é muito popular. Até porque o disparo de mensagens claras e curtas tende a oferecer bons resultados quando são enviadas para clientes fidelizados com a marca.
Assim sendo, o SMS nas campanhas de marketing tende a ser usado para o envio de promoções e de divulgação de notícias. Esse recurso também é muito utilizado nas campanhas de entretenimento.
Mídias sociais
As mídias digitais são ferramentas tão poderosas que nem é preciso buscar de argumentos para comprovar essa afirmação. Afinal, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais. Esses dados são apontados por um levantamento feito pela Hootsuite e WeAreSocial.
Aliás, eles ajudam a confirmar o poder que essas plataformas possuem dentro das estratégias de Mobile Marketing. Em suma, elas são usadas para interagir com os seguidores, bem como para divulgar conteúdos de valor. Nos dias atuais muitas redes sociais podem ser utilizadas nesse processo. Entre elas está o WhatsApp, o Facebook Messenger e o Telegram.
QR Code
A olhos nus, um QR Code se assemelha a um emaranhado de figuras e pontos sem forma dispostos dentro de um quadrado perfeito. Mas na prática ele pode ser comparado a um código de barras capaz de ser lido pela câmera de um dispositivo móvel.
Diante disso, ele consegue guiar o usuário para um local digital específico. Assim sendo, os QR Codes funcionam na forma impressa e na tela de dispositivos. Os e-mails também são ótimas aplicações para esse recurso inovador.
Qual são os benefícios do Mobile Marketing?
É possível que você esteja lendo esse artigo por meio de um aparelho móvel, certo? Essa resposta já mostra, por si só, um dos principais benefícios do Mobile Marketing aplicado nas estratégias de uma organização: alcançar os consumidores no ambiente mais acessado por eles.
Afinal, por meio dos dispositivos móveis as pessoas têm uma ferramenta muito eficiente em mãos. Até porque esses aparelhos funcionam 24h por dia e podem resolver diversos problemas de forma simples e prática.
Vale frisar que a partir de um smartphone, por exemplo, podemos efetuar compras e fazer transações bancárias a qualquer momento. Diante disso, as estratégias de Mobilie Marketing permitem que a sua empresa:
- segmente as campanhas para o público adequado;
- atinja um grande número de usuários;
- obtenha uma taxa de clique alta.
Como aplicar as estratégias de Mobile Marketing?
Muitos gestores têm dúvidas na hora de aplicar as estratégias de Mobile Marketing. A boa notícia é que, na prática, essas estratégias são simples de ser aplicadas. Além disso, existem diversas formas de fazer essas aplicações. Por isso separamos as mais comuns. Veja!
- envie informações das campanhas da sua empresa por meio do SMS;
- ofereça cupons de desconto exclusivos para os clientes que usarem o QR Code;
- publique imagens nas redes sociais com alguma ação exclusiva. Diante disso, o cliente só poderá validar a ação por meio da apresentação dessa publicação;
- obtenha um aplicativo para interagir com os clientes, de modo a oferecer conteúdos que não sejam ligados apenas ao processo de venda;
- envie cupons de desconto pelo SMS;
- Utilize alguns aplicativos de terceiros no momento de divulgar uma ação importante para a sua marca;
- interaja com os consumidores por e-mail e acompanhe-os até o momento da decisão da compra;
- direcione campanhas e conteúdos para usuários que ainda não conhecem a sua empresa;
- construa algumas ação exclusivas no WhatsApp para os consumidores que costumam interagir com a sua marca;
- envie sugestão de produtos ou serviços por e-mail para as pessoas que demonstram interesse.
O que não deve ser feito?
Por meio dessas estratégias a sua empresa conseguirá obter bons resultados nos planos de ação. Porém, é preciso tomar cuidado para não tomar decisões erradas. Por isso é importante apontar algumas ações que a sua empresa jamais deverá praticar dentro do Mobile Marketing. Veja a seguir!
- a compra de listas de contato. Esse assunto pode parecer clichê, porém a compra de contato pode prejudicar muito a sua empresa;
- a demora da resposta. É essencial responder os clientes de forma rápida. Lembre-se que os dispositivos móveis demandam velocidade. Além disso, as pessoas também esperam receber as respostas de maneira ágil. Portanto, não permita que o seu concorrente responda antes de você;
- reverta as experiências negativas dos usuários. Diante disso, se um consumidor tiver uma experiência negativa com a sua marca, mova todos os esforços para mudar a percepção dele. Tenha em mente que a reputação da sua empresa está em jogo. Por isso ofereça para ele alguma ação personalizada e exclusiva.
Após ler esse artigo você deve ter percebido que o Mobile Marketing é uma ferramenta que veio para ficar. Afinal, a cada dia que passa essa prática vem ganhando mais adeptos. Se você não utiliza esse recurso na sua empresa, busque uma forma de incluí-lo nos planos de ação. Desse modo será possível estimular a corrida competitiva em busca de resultados ainda mais promissores.
Gostou no post sobre Mobile Marketing? Então aproveite para descobrir a relação do algoritmo com o Marketing Digital. Em caso de dúvidas, envie uma mensagem. Será um prazer conversar com você!