O Marketing Digital é uma estratégia que vem sendo aplicada por muitas empresas nos dias atuais. Aliás, essa prática é indispensável para todas as organizações que almejam ocupar boas posições no mercado. Até porque os consumidores estão cada vez mais digitalizados. Diante disso, é possível mencionar que as marcas que não fazem parte do ambiente online estão desperdiçando boas oportunidades de venda.
Para sintetizar o conteúdo, neste artigo explicaremos todas as vantagens do Marketing Digital. Junto a isso, daremos algumas dicas para as empresas que almejam iniciar as estratégias online. Então, se você quer ampliar os seus conhecimentos sobre esse assunto, aproveite a leitura!
Marketing Digital: o que é?
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas pelas marcas que almejam divulgar seus produtos ou serviços nas plataformas digitais. Por meio dessa ferramenta, as empresas asseguram uma presença online, adquirindo um número expressivo de clientes.
Não é por acaso que a produção de conteúdo digital é uma estratégia que vem ganhando destaque entre empresas das mais diversas segmentações. Até porque o Inbound Marketing é um das maiores vertentes do Marketing Digital.
Portanto, para se destacar no universo digital, a sua marca precisará traçar uma plano de ação eficiente. Isso inclui, por exemplo, o estudo da concorrência e a aplicação das técnicas de SEO.
Vantagens do Marketing Digital: quais são?
Entre as vantagens do Marketing Digital está o crescimento da autoridade online e a maior captura de clientes. Além disso, a sua empresa também poderá mensurar as métricas, produzindo relatórios eficientes. Estes podem ajudar o processo de tomada de decisões dos gestores.
Para ajudar você a compreender a funcionalidade dessa ferramenta poderosa, separamos dez vantagens proporcionadas por ela. Após conhecê-las será possível compreender que o Marketing digital não é apenas uma questão de escolha, mas uma oportunidade de crescimento em meio ao mercado altamente competitivo.
1. Um custo-benefício promissor
Sem dúvidas, uma das principais vantagens do Marketing Digital se encontra no processo de custo-benefício. Até porque a sua marca não precisará investir altos valores para começar as campanhas
Algumas ferramentas de anúncios pagos como o Google Ads, por exemplo, aceitam rodar anúncios por meio de investimentos modestos. Essa possibilidade pode ser uma solução para as organizações de micro e pequeno porte.
Além disso, nos dias atuais muitas estratégias podem ser aplicadas de forma gratuita. Entre elas estão as técnicas de SEO on page e o estudo das palavras-chave. Também é possível publicar conteúdos relevantes para ganhar seguidores nas redes sociais.
2. A segmentação das campanhas
A possibilidade de fazer campanhas segmentadas também é um dos grandes benefícios do marketing online. Por meio da segmentação a sua marca poderá conversar unicamente com o público que apresenta o perfil da persona desenhado nas etapas de planejamento.
Em outras palavras, você poderá dialogar diretamente com as pessoas que demonstram um nível de interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela sua marca. Nessa perspectiva, é recomendado produzir conteúdos sobre a sua segmentação de mercado. Utilize plataformas como blogs e redes sociais para divulgar conteúdos relevantes.
Além disso, ao optar pelo tráfego pago, você poderá direcionar todas as campanhas para o público-alvo da sua empresa. Mas como isso é possível? Por meio da configuração dos anúncios! Diante disso, a sua marca poderá segmentá-los de acordo com as características da persona. Isso inclui quesitos como localização, idade, profissões e gostos, entre outros aspectos importantes para a captura de leads.
3. A divulgação da marca
A divulgação da marca é um processo que demanda muita cautela nos dias atuais. Ainda mais se levarmos em consideração o grande número de empresas que vem disputando a atenção dos consumidores. Aliás, esse mecanismo ocorre em todos os nichos de mercado, independentemente do porte da organização.
A concorrência se torna ainda maior no setor das lojas virtuais. Até porque os estabelecimentos físicos costumam ser frequentados por clientes que se localizam próximos ao empreendimento.
Em contrapartida, a internet fornece aos usuários o acesso de milhares de lojas em apenas um clique. Nessa situação eles têm muitas possibilidades no momento de buscar a mercadoria pretendida.
É justamente nesse instante que o Marketing Digital pode ser tornar o maior aliado do seu negócio. Afinal, ele utiliza recursos para fazer a sua marca ser encontrada pelos consumidores.
Por isso é extremamente importante investir na produção de um conteúdo relevante, bem como em um processo de comunicação eficiente. Até porque, com base em estratégias bem definidas, os algoritmos das plataformas digitais permitirão que os seus produtos ou serviços sejam visualizados pelos potenciais clientes.
4. A conquista da autoridade pelo Marketing Digital
Naturalmente, muitas empresas almejam se tornar autoridade dentro do segmento de atuação, certo? Aliás, esse é um dos motivos que as fazem investir cada vez mais nas estratégias de marketing online.
Mas como saber se uma marca já conquistou a autoridade digital? Basta fazer uma pesquisa na internet sobre alguns assuntos referentes ao nicho de mercado explorado por ela. Após isso, observe essas questões:
- essa empresa responde as dúvidas dos clientes?
- os conteúdos produzidos por ela apresentam um alto grau de relevância?
- ela demonstra domínio sobre os assuntos abordados?
- os clientes têm uma boa percepção sobre essa empresa?
- a marca pode ser utilizada como uma referência pelas empresas concorrentes?
Se as respostas dessas perguntas forem afirmativas, possivelmente essa marca já conquistou autoridade dentro do mercado. Diante disso, busque estratégias para que a sua empresa seja inspiradora. Dessa forma você conseguirá conquistar autoridade dentro do mercado.
Uma dica consiste em produzir conteúdos capazes de agregar valor ao público. Após isso, publique-os no blog e nas redes sociais da sua empresa. Esse procedimento transmitirá confiança, profissionalismo e credibilidade aos consumidores e às empresas concorrentes.
5. A possibilidade de divulgação imediata
Outra vantagem do marketing digital consiste na possibilidade de divulgação imediata. Diante dessa perspectiva, os anúncios dos seus produtos ou serviços podem ser publicados em diversos canais de divulgação.
Isso inclui as redes sociais e o Google Ads, entre outras possibilidades online. Diante disso, a sua empresa poderá anunciar de maneira simples, rápida e dinâmica, determinando os melhores horários para se comunicar com o público.
6. O contato mais eficiente com o público
Certamente, grande parte do seu público se encontra na internet. Assim sendo, é provável que essas pessoas pretendam comprar com marcas que também estejam nesse ambiente.
De fato, os usuários enfrentam grandes problemas quando tentam acessar uma rede social ou site de uma marca e não a encontram no universo online. Na maioria das vezes o objetivo pode ser aprofundar os conhecimentos sobre os produtos ou serviços oferecidos.
Atualmente, esse processo ainda ocorre com algumas empresas do setor de comercio cujos gestores não conhecem os benefícios do Marketing Digital. Em contrapartida, as organizações que investem na presença online tendem a encontrar clientes potenciais para o seu negócio.
Até porque o público pode conhecer a marca com mais profundidade. Isso inclui a descoberta dos preços, horários de funcionamento e lançamentos, entre outras possibilidades. Também é preciso considerar que muitos consumidores preferem ser atendidos nos canais digitais. Até porque esse procedimento proporciona facilidade e agilidade.
Então, não hesite em nutrir as redes sociais e o site da sua empresa com as estratégias de Marketing Digital. Dessa forma a sua marca se aproximará do público, sendo lembrada com frequência pelos mais diversos consumidores.
7. O aumento do número de engajamento
Primeiramente, é importante compreender que o aumento do engajamento pode estimular as vendas dos produtos e serviços da sua empresa. Aliás, o engajamento pode ser compreendido como qualquer mecanismo de interação entre os usuários e a marca.
Nesse sentido, o Marketing Digital é percebido como juma grande solução. Afinal, ele ajuda a engajar os consumidores com a sua empresa. Dessa forma é possível construir uma autoridade digital saudável e efetiva.
O Instagram é uma rede social para estimular o engajamento. Diante disso, se você elaborar uma estratégia bem definida nesta plataforma, possivelmente a sua marca conseguirá fortalecer os laços com os clientes.
8. A geração de leads com o Marketing Digital
Atualmente, os leads podem ser descritos como usuários que mantêm um relacionamento com a sua marca. Diante disso, eles já permanecem no banco de contato da sua empresa, podendo se tornar clientes ativos. No entanto, para capturá-los a sua empresa precisará construir uma estratégia eficiente.
Uma loja física pode ter um lead? Pode sim! Na verdade, uma pessoa que se desloca até uma empresa e resolve fazer um cartão, já pode ser descrita como um lead. Até porque nesse processo ela transmitiu informações pessoais e importantes. Entre elas está, por exemplo, o nome completo, o número de celular e o e-mail.
No entanto, no universo digital esse procedimento é realizado com mais agilidade. Afinal, na maioria das vezes os dados são capturados por meio de sites, landing pages ou newsletter. Diante disso, após adquirir o contato dos usuários, a sua empresa poderá elaborar estratégias para nutrir os leads. Com base nisso, as chances de conversão se intensificarão e a sua empresa obterá ótimos retornos.
9. A comunicação direcionada
Por meio do Marketing Digital a sua empresa conseguirá melhorar a comunicação com o público-alvo. Até porque será possível entender com maior precisão o tipo de conteúdo que ele gosta de consumir.
Diante disso, você conseguirá construir campanhas com uma comunicação mais assertiva. Dessa forma, a sua marca se encaixará com perfeição no perfil da persona. Será possível descobrir mais detalhes sobre o público no qual você está interagindo.
Essa possibilidade ajudará a descobrir a melhor linguagem para se comunicar com os consumidores. Por fim, a audiência da sua empresa será cada vez mais segmentada, aumentando, assim, as chances de retorno.
10. A produção de métricas e indicadores
Obviamente, para saber se as estratégias aplicadas estão proporcionando bons resultados, é possível analisar as métricas e os indicadores. Uma das vantagens do Marketing digital consiste justamente na possibilidade de mensuração. Esse processo facilita a construção de relatórios promissores.
Atualmente, as plataformas disponibilizam diversos indicadores de forma automática. Entre elas estão as redes sociais, o Google Ads e o e-mail marketing. Por meio do resultado obtido a sua empresa conseguirá compreender alguns procedimentos muito importantes. Entre eles está o número de engajamento e a plataforma que proporciona melhores retornos.
Portanto, a mensuração dos resultados pode ser considerada uma das maiores vantagens do Marketing Digital. Afinal, por meio das métricas a sua marca poderá descobrir informações importantes como:
- a taxa de conversão;
- o número de usuários que clicaram no link;
- o volume de tráfego no site da sua empresa;
- o custo de aquisição de clientes.
Para analisar as métricas é importante utilizar plataformas capacitadas a essa função. O Google Analytics é uma ótima alternativa nesse momento. No entanto, também é possível mensurar as campanhas dentro das próprias plataformas onde os anúncios foram publicados. Isso pode incluir, por exemplo, o Facebook Ads e o Google Ads.
Viu como o Marketing Digital pode proporcionar muitas vantagens para o seu negócio? Então não hesite em aplicá-lo nas suas estratégias. Entre em contato se precisar de ajuda. Será um prazer resolver os seus problemas!