Ganhar seguidores nas redes sociais é a meta de muita gente. Afinal, por meio dessas plataformas é possível aumentar a audiência dos blogs e dos sites institucionais.
Além disso, as empresas frequentemente utilizam esses ambientes online para divulgar os produtos e os serviços disponíveis. Diante disso, as redes sociais são excelentes ferramentas para as organizações que almejam fechar ótimos negócios.
Naturalmente, o foco principal consiste no compartilhamento de conteúdos para elevar o tráfego nas páginas. No entanto, vale a pena mencionar que a presença online demanda a aplicação de uma estratégia eficiente de Marketing digital.
Para ganhar seguidores é necessário muito empenho e dedicação. Por esse motivo separamos algumas dicas fundamentais. Então aproveite a leitura para descobrir as melhores formas de aumentar o volume de interações nas plataformas digitais. Você não vai se arrepender!
Oito dicas para ganhar seguidores nas redes sociais
Ganhar seguidores nas redes sociais pode parecer uma missão complicada. Até porque os usuários vêm se mostrando cada vez mais exigentes. Por isso é importante investir em uma produção de conteúdo digital de boa qualidade.
Afinal, não é pequeno o número de informações que circulam nos feeds dos seus seguidores. Por isso é importante oferecer o diferencial, bem como prestar atenção do algoritmo de cada rede social, em específico. Dessa forma a sua marca conseguirá atrair a atenção do público, conquistando uma boa colocação na corrida competitiva.
No entanto, as estratégias para aumentar o número de seguidores não encerram por aqui. Por isso separamos oito dicas infalíveis para ampliar o número de interações nas suas redes sociais. Confira!
1. Produza conteúdos relevantes
Para ganhar seguidores qualificados, é fundamental estudar o tipo de conteúdo que será publicado nas redes sociais da sua empresa. Mas tenha em mente que o material compartilhado precisa manter uma forte relação com o seu nicho de mercado.
Assim sendo, faça uma pesquisa aprofundada sobre os assuntos que estão em alta. Para aumentar as chances de retorno, antes de produzir o conteúdo, identifique as palavras-chaves mais utilizadas pelos consumidores desse segmento.
E por fim, produza conteúdos capazes de responder as dúvidas frequentes do seu público-alvo. Aliás, eles devem proporcionar soluções para os problemas enfrentados pelos consumidores. Dessa forma, será possível ganhar seguidores e agregar um grande valor à sua marca.
2. Faça postagens frequentes
De fato, essa dica parece clichê, no entanto é sempre bom reforçar que manter a frequência das publicações é uma excelente forma de conquistar seguidores. Para isso, experimente utilizar um cronograma de postagens divido por editorias.
Como assim? Na verdade, é possível compreender as editorias como uma espécie de diferentes menus para assuntos específicos dentro do seu site. Assim sendo, uma dessas editorias pode ser de palavras motivacionais, por exemplo. Outra pode conter a divulgação de produtos ou serviços. Já a terceira pode estar relacionada à publicação de conteúdos educativos.
Seguindo esse cronograma, a sua empresa conseguirá adquirir uma visão ampla no momento de construir o calendário de publicações, de modo a facilitar o trabalho. Se você postar com frequência, os algoritmos das suas redes sociais atribuirão maior relevância à sua marca.
Dessa forma, as suas publicações serão mostradas para um número maior de seguidores. Junto a isso, os usuários terão mais chances de seguir o seu perfil. Até porque ele sempre apresentará um conteúdo novo.
3. Descubra os horários mais adequados para postar
Atualmente, algumas pesquisas indicam os horários mais adequados para postar nas redes sociais. No entanto, é preciso mencionar que essas informações não são sinônimos de sucesso. Mas, de fato, elas servem como uma base para as estratégias de publicação da sua empresa.
Obviamente, essa realidade não deve ser entendida como uma fórmula única e cabal. Até porque em algum momento você poderá perceber que os consumidores da sua marca se mostram mais ativos em outros horários. Além disso, o seu resultado será ainda melhor se você descobrir o tipo de assunto que o público da sua empresa gosta de consumir.
Entretanto, para compreender o melhor horário, experimente postar o mesmo tema em horas e dias diferentes. Após disso, mensure os resultados para descobrir em qual momento a sua marca obteve maior número de engajamento.
Tenha em mente que as redes sociais e o Marketing Digital devem ser encarados como ciências exatas. Diante dessa percepção é possível extrair insights precisos e relevantes.
4. Use imagens e vídeos para ganhar seguidores
Não é novidade que as imagens falam por si só. Então por que não utilizá-las nas estratégias do seu negócio? Mas lembre-se que elas devem dialogar perfeitamente com a proposta a ser abordada. Além disso, é importante utilizar fotos de boa qualidade para obter um bom número de curtidas e compartilhamentos.
Nesse momento, as transmissões ao vivo e os vídeos curtos também são ótimas ferramentas para ganhar seguidores. Afinal, esses recursos ajudam a despertar a atenção do público. Então, para obter um bom retorno, grave vídeos objetivos e vá direto ao ponto. Desse modo a sua marca conseguirá obter uma boa audiência.
5. Estimule a interação entre os usuários
Atualmente, estimular um diálogo entre os seguidores é uma excelente maneira de alargar os laços com os consumidores da sua marca. Uma dica valiosa consiste em construir chamadas para que os usuários manifestem as suas opiniões. Aliás, essa estratégia pode ampliar consideravelmente a base de seguidores das suas redes sociais.
Por isso, o uso do CTA (Calls to Action) pode ser uma grande solução para aumentar o volume de tráfego. Afinal, essas chamadas para ação vêm sendo utilizadas com muita frequência em redes sociais como Instagram e Facebook.
6. Siga outras marcas
Seguir outras marcas é uma estratégia muito importante para ganhar seguidores nas redes sociais. No entanto, é fundamental evitar o famoso processo seguir/deixar de seguir. Tenha em mente que você não deve seguir os perfis apenas para ser seguido de volta.
De fato, esse procedimento é muito comum nos dias atuais. Até porque a opção “seguidores” tende a apresentar um número mais expressivo quando comparada a opção “seguindo”. Mas compreenda que o principal objetivo é ganhar seguidores reais para aumentar a presença online da sua marca.
Por isso não é indicado seguir perfis sem uma lógica aparente. Até porque eles devem fazer sentido dentro do seu segmento de mercado. Assim sendo, busque os usuários por meio dessas três modalidades:
- perfis que a sua marca conhece bem;
- perfis que a sua marca conhece de forma razoável;
- perfis que a sua marca possivelmente deveria conhecer.
7. Aposte em anúncios pagos para ganhar seguidores
Os anúncios pagos são excelentes recursos para aumentar a base de seguidores da sua empresa. Mas lembre-se que eles devem ser autênticos e objetivos. Por isso, evite fazer propagandas enganosas a respeito dos produtos ou serviços oferecidos.
Mantenha sempre um diálogo transparente e sincero com os seus consumidores. Dessa forma a sua marca crescerá de maneira saudável dentro do mercado. Com base nisso, elabore um plano de ação com foco no processo de engajamento do público e na promoção dos seu produtos ou serviços.
8. Acompanhe as métricas
Se a sua marca pretende ganhar seguidores de forma saudável, é fundamental acompanhar as métricas das redes sociais. Desse modo será possível compreender de que lugar o seu público está vindo, bem como a maneira pela qual ele está se engajando com o seu perfil.
Se você não tem muitos conhecimentos sobre essa questão, uma dica consiste no uso do Google Analytics. Essa ferramenta é gratuita e possibilita a mensuração dos resultados.
Gostou das dicas para ganhar seguidores nas redes sociais? Então aproveite para descobrir como o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado!