Otimização de sites: conheça as melhores técnicas

A otimização de sites é muito importante para as suas páginas alcançarem as primeiras posições no ranking de pesquisa da internet. Aliás, é possível mencionar que a aplicação das técnicas de SEO é essencial para destacar a sua marca no mundo online.

Até porque elas são indispensáveis para as empresas que almejam gerar tráfego orgânico por meio do Marketing Digital. Quer descobrir as melhores forma de otimizar o seu site? Então acompanhe a leitura deste artigo!

A otimização de sites é importante?

Sim! A otimização de sites é muito importante por diversos aspectos. Inclusive, a partir dela a sua empresa consegue capturar clientes no mundo digital. Mas como isso é possível? Por meio da aplicação de técnicas que ajudam o site da sua empresa a ocupar as primeiras posições nos buscadores de pesquisa.

Diante disso será possível divulgar os seus produtos ou serviços de forma eficiente, além de obter ótimos resultados. Por isso é essencial aplicar as estratégias de SEO on page e off pag.

Otimização de sites: conheças as principais estratégias!

A otimização de sites pode ser aplicada por meio de estratégias muito eficientes. Com base nisso, separamos oito dicas que podem ajudar a sua empresa a potencializar as estratégias de SEO. Confira!

1. Fortaleça o título da página

Não é novidade que o título das suas publicações precisa impactar fortemente o usuário. Até porque ele é um recurso essencial para chamar a atenção do público, bem como para estimular os motores de busca. Aliás, ele é primeiro passo para o algoritmo determinar a importância do seu conteúdo.

Uma dica muito importante consiste em inserir a palavra-chave no título da publicação. Além disso, também é importante ter atenção com o tamanho do título: ele deve conter até 60 caracteres. Aliás, esse procedimento ajuda a fazer a otimização de sites de forma eficiente.

Mas se houver a necessidade de construir um título maior? Diante disso, uma estratégia deve ser usada: posicione a palavra-chave no início dele. Mediante a esse cuidado você evitará que ela seja cortada na SERP. Do contrário a sua publicação será prejudicada.

2. Faça a pesquisa de palavra-chave

Em primeiro lugar, antes de elaborar um conteúdo é essencial escolher a palavra-chave que será usada nele. Afinal, esse recurso é muito importante para a sua página dialogar com os buscadores de pesquisa.

Uma excelente opção se encontra em uma ferramenta gratuita e muito popular do Google: o Keyword Planner. Ela oferece sugestões valiosas de palavras-chave. Para isso, basta digitar o termo que você tem em mente para segmentar.

Na sequência, a ferramenta oferece diversas sugestões, tomando como base as expressões usadas pelos usuários no momento de fazer as buscas. Outra dica importante consiste em digitar a sua palavra-chave na barra de pesquisa do Google e observar as sugestões mais populares de pesquisas.

Junto a isso, é importante se direcionar a parte inferior da página para estudar os resultados do Google. Desse modo você perceberá mais expressões relacionadas ao termo que está sendo pesquisado.

Em suma, é indicado escolher uma ou até mesmo duas palavras-chave para serem utilizadas. Algumas pessoas usam uma quantidade maior, mas se essa fora a sua intenção, tome cuidado para não saturar o conteúdo a ser publicado.

3. Desenvolva uma meta description para a otimização de site

Para otimizar o seu site de forma eficiente, é importante desenvolver uma boa meta description. Para isso, não é recomendado ultrapassar 160 caracteres. Além disso, para conseguir trabalhar a otimização de sites de forma eficiente, é importante colocar nessa meta descrição as informações que, de fato, os usuários poderão encontrar dentro do seu conteúdo.

Mas o que é a meta description? É um pequeno resumo que pode ser visualizado como uma descrição no Google. Ela aparece imediatamente abaixo do título e também é exibido para o público como resultado de uma pesquisa nos motores de busca.

Por esse motivo ela precisa ser clara, objetiva e transparente. Até porque a meta descrição apresentará as razões pelas quais os usuários devem clicar no seu conteúdo e visitar a sua página.

4. Use uma URL amigável

Nos dias atuais é muito importante manter atenção redobrada com a URL do seu site. Até porque o processo de otimização de sites demanda a construção de URLs amigáveis. Desse modo, ela deve explicar de forma concreta o que os usuários irão ver no conteúdo referente a ela.

De um modo geral, os buscadores de internet dão maior ênfase para as URLs que facilitam esse processo de compreensão. Como assim? Para auxiliar a sua compreensão, esse assunto será explicado na prática. Vamos lá!

Imagine que a URL deste post fosse escrita dessa maneira: https://dyblu.com.br/arquivo.apx?i=2!ref=472. De fato, ela está um pouco confusa, não acha?

Em contrapartida, observe como esta URL facilita o processo de compreensão: https://dyblu.com.br/otimização-de-sites-conheca-as-melhores-tecnicas-de-seo. Conseguiu perceber a diferença entre as duas situações?

No segundo exemplo, a URL conseguir mostrar aos usuários o tema que está sendo pesquisado no site. Desse modo, não há números, símbolos nem outros caracteres que impeçam a existência de uma URL amigável.

5. Use o atributo alt

Na hora de trabalhar a otimização de sites, muitas pessoas se esquecem de usar o atributo alt. No entanto, ele é essencial e deve ser usado junto às imagens que farão parte da publicação. Até porque, embora a inteligência artificial venha evoluindo, o algoritmo ainda não consegue “visualizar” as imagens. Por outro lado, ele tem a capacidade de ler o texto alternativo usado nelas.

Diante disso, quando o atributo alt é escrito de forma correta, automaticamente, você explica ao buscador o assunto referente a imagem em questão. Desse modo será possível aumentar a chance da publicação ser bem classificada nos resultados de pesquisa relativos as palavras que ela contém.

Portanto, uma dica importante consiste em explicar o conteúdo da imagem. Dessa forma você facilitará a compreensão dos buscadores de pesquisa. Por esse motivo, o atributo alt é indispensável para a otimização de sites.

6. Use o certificado SSL/HTTPs

O certificado SSL/HTTPs tem o objetivo de fornecer segurança para o seu site. Não é novidade que o Google está em constantes atualizações. Diante disso, ele tende a priorizar os sites que se adaptam a ele de forma imediata.

Nesse contexto, desde 2014 essa gigante da tecnologia passou priorizar as empresas que adotaram o uso do certificado de segurança SSL/HTTPs. Por isso é muito importante você considerar essa questão na hora de trabalhar a otimização de sites.

7. Faça linkagem interna e externa

É muito importante fazer linkagens para realizar uma otimização de sites promissora. Nesse sentido, a linkagem interna se refere aos links que apontam para conteúdos que estão dentro do seu site.

Por meio dos links internos os usuários podem navegar de uma página a outra dentro do site da sua empresa. Esse processo pode ajudar a reduzir a taxa de rejeição. Além de fortalecer a autoridade digital da sua marca.

Já a linkagem externa é direcionada a publicações que se encontram fora do site da sua empresa. Em outras palavras, esses tipos de links apontam para conteúdos que estão em outros sites.

No entanto, é muito importante que esses sites façam parte da mesma segmentação de mercado da sua empresa. Essas plataformas também precisam ser confiáveis e seguras. Outra dica consiste em usar links de dados de pesquisas para incrementar ainda mais o seu conteúdo.

8. Cuide da hierarquização de títulos

Outra estratégia muito importante para a otimização de sites consiste na hierarquização de títulos. Mas como fazer isso? Em primeiro lugar, escrever títulos e subtítulos é um processo semelhante a construção de manchetes de um jornal. Até porque eles ajudam a contextualizar a sua publicação, de modo a organizar toda a estrutura presente nela.

Diante disso, a tag h1 deve ser utilizada no texto principal. Na sequência, use a tag h2 nos subtítulos e a tag h3 no subtítulo do subtítulo. Também é possível usar as tags h4, h5 e h6, embora o uso seja menos comum.

No entanto, se você precisar utilizá-las, siga a mesma lógica: a tag h4 deve ser uma espécie de subtítulo da tag h3. A tag h5 deve estar dentro da tag h4 e, de forma óbvia, a tag h6, deve servir de subtítulo para a tag h5. Compreendeu a lógica?

Além disso, também indicado distribuir a palavra-chave entre essas tags, bem como as variações dela. Outro aspecto importante para a otimização de sites consiste na marcação de informações importantes. Entre elas está data da publicação, o nome do autor e a categoria, por exemplo.

As estratégias de otimização de site são indispensáveis para a corrida competitiva. Afinal, por meio delas a sua empresa conseguirá lutar pelas primeiras posições do ranking. Então aproveite para aplicá-las no seu site. Dia após dia você perceberá o retorno dos resultados dos seus esforços.

Precisa de ajuda para otimizar o conteúdo do seu site? Então entre envie uma mensagem para solicitar um orçamento!

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