Como fazer a definição de persona?

A definição de persona é uma etapa fundamental para garantir o sucesso da sua empresa. No entanto, muitos gestores têm a dificuldade de construir o perfil ideal. Até porque esse processo requer um estudo profundo sobre o público-alvo.

Aliás, a construção de uma persona deve ocorrer por meio de pesquisas e análises efetivas. Ainda mais se levarmos em consideração que algumas percepções iniciais podem nos enganar. Mas, afinal, como deve ser feita a definição de persona? Descubra neste artigo!

Definição de persona: como fazer?

A definição de persona deve ser feita com base em critérios que podem ser utilizados por empresas de diversos segmentos. Por isso separamos quatro estratégias muito eficientes para a sua organização identificar o perfil do cliente ideal. Veja a seguir!

1. Colete informações dos clientes da sua empresa

De um modo geral, a primeira etapa da definição de persona requer que a sua marca vá a campo. Afinal, essa é a expressão usada por pesquisadores no momento de coletar as informações para os estudos.

É justamente isso que você terá que fazer em um primeiro momento: coletar as informações dos consumidores. Aliás, uma coleta de dados efetiva precisa de uma pesquisa bem planejada e estruturada.

Esse processo envolve a definição de público-alvo e objetivos, bem com a identificação das ferramentas de coleta. Assim sendo, essa ferramenta pode ser, por exemplo, um documento contendo as perguntas para as entrevistas.

O foco principal está em conhecer, de forma detalhada, o perfil dos clientes da sua marca. É óbvio que você também poderá incluir outros objetivos, mas é importante mencionar que esse não pode ser esquecido.

Se a sua empresa já está a tempo no mercado, também é essencial focar nas pessoas que já compraram seus produtos ou serviços. Diante disso, pesquise o valor que esses consumidores atribuem às suas mercadorias.

Para fazer uma pesquisa de qualidade é possível usar métodos e ferramentas diferentes. Dessa forma a sua marca terá uma visão completa a respeito do objeto de estudo: o perfil das clientes.

Nos dias atuais existem duas modalidades de pesquisas praticadas para obter esse tipo de resposta: a quantitativa e a qualitativa.

Pesquisa quantitativa x qualitativa

As pesquisas quantitativas são ótimas para fazer a definição de persona. Porém, elas requerem a aplicação de um questionário fechado. De um modo geral, as perguntas utilizadas apresentam respostas de múltipla escolha. Também é possível obter informações por meio de algumas ferramentas eficientes. Entre elas está o Google Analytics.

Nesse modelo de pesquisa, os questionários e as entrevistas são os instrumentos mais usados. Geralmente as perguntas são realizadas por meio da internet. No entanto, quando os dados são coletados de forma presencial, é possível perceber alguns aspectos comportamentais que passariam despercebidos em um contato virtual.

Já as pesquisas qualitativas, na maior parte das vezes, demandam uma análise mais demorada. Nelas é possível fazer perguntas com questionários abertos, permitindo que o entrevistado forneça sua própria resposta de forma individual. Por isso, esse tipo de pesquisa é uma ferramenta essencial no momento de fazer a definição de persona.

Embora sejam aplicadas em um número menor de pessoas, as pesquisas qualitativas tendem a obter respostas mais aprofundadas. No entanto, as pesquisas quantitativas também são muitas vantajosas e ajudam a analisar comportamentos de vários tipos de consumidores.

Como fazer essas pesquisas

Em um momento inicial, pode parecer complicado realizar pesquisas para a definição de persona. No entanto, você perceberá que no decorrer do processo, as respostas começarão e se repetir.

De fato, essa realidade não é uma regra cabal. Mas é possível mencionar que essa repetição ocorre na maior parte das vezes.

É importante aplicar questionários em toda a sua base de clientes. Até porque as respostas obtidas por meio do uso dessa ferramenta servirão como um guia para futuras ações a serem praticadas pela sua empresa.

Entre elas está, por exemplo, as estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing, bem como a construção de uma plano de ação mais eficiente para conquistar a autoridade digital. Além disso, a análise realizada por meio dessas respostas também servirá como base para fazer campanhas mais efetivas de Google Ads e Facebooks Ads.

Mas como aplicar os questionários? Nos dias atuais existem várias ferramentas na internet que permitem realizar os questionários. Entre elas está o Google Forms e o SurveyMonkey.

Diante disso, a sua empresa poderá enviar a pesquisa para o e-mail de cada cliente. Solicite que o questionário seja respondido após a finalização de um atendimento ou de uma compra.

Ao se tratar de uma ambiente físico, os questionários podem ser postos no caixa ou na entrada da loja. Mas atenção! É importante deixar os clientes à vontade para responder as perguntas. Além disso, a oferta de um brinde pode estimular muitos consumidores a participarem desse processo.

2. Identifique as perguntas que serão feitas para a definição de persona

Para obter sucesso no processo de definição de persona é importante escolher as perguntas que serão feitas. Aliás, essa dúvida é muito comum entre os gestores. Afinal, elas tendem a variar de acordo com o segmento de mercado.

No entanto, algumas questões estão presentes em praticamente todos os tipos de negócio que almejam definir uma persona. Diante disso, uma dica efetiva consiste em pesquisar alguns aspectos neutros. Veja as sugestões de perguntas para cada um deles!

Aspectos profissionais

  • Como é a sua rotina de trabalho?
  • Qual é o seu maior objetivo e dificuldade no campo profissional?
  • Quais sãos as suas responsabilidades principais?
  • Qual cargo você ocupa na sua empresa?
  • Qual é o segmento da organização?

Aspectos demográficos

  • Quantos anos você tem?
  • Em que cidade você mora?
  • Qual é o seu nível de escolaridade?
  • Qual é o seu gênero?

Aspectos de habito de compra

  • Quais são os seus canais preferidos para interagir com as empresas?
  • Em quais organizações você costuma comprar?
  • De que forma você se informa a respeito das mercadorias?

Aspectos de consumo de conteúdo

  • De que maneira você busca informações?
  • Você faz uso de quais redes sociais?
  • Quais são os tipos de assuntos que você tem o hábito de acompanhar?
  • Como você costuma desenvolver novas habilidades?

Aspectos de relação com a empresa

  • De que forma determinada empresa ajuda você a solucionar os problemas?
  • Por que você decidiu buscar as soluções dessa empresa?
  • Qual é a maior qualidade que você percebe nessa organização?

Como é possível perceber, essas perguntas podem ser usadas para construir o seu questionário. De um modo geral, é possível adaptá-las para o segmento de mercado da sua marca. Por meio delas você conseguirá sanar as dúvidas sobre os seus clientes.

Assim sendo, se o seu objetivo é realizar uma entrevista aberta, é indicado usar um roteiro de perguntas. Dessa forma a sua empresa poderá conduzir o diálogo com um nível mais elevado de liberdade.

Mas atenção! É essencial ter sensibilidade para identificar o número e o tipo de perguntas que os seus clientes estão dispostos a responder. Aliás, essa sensibilidade deve estar presente na criação de questionários e entrevistas. Dessa forma será possível fazer a definição de persona com clareza e eficiência.

3. Analise os dados coletados para a definição de persona

De forma natural, após fazer a pesquisa, a sua empresa obterá muitos dados dos clientes. Por isso é preciso registrá-los com precisão, bem como transcrever todas as entrevistas. Além disso, é sempre recomendado analisar as informações coletadas.

Na hora da análise tente identificar o padrão das respostas obtidas. Elas podem apresentar características parecidas. Afinal, os clientes tendem a relatar as mesmas dúvidas, desafios e problemas. Diante disso, essas questões devem ser estudadas no momento de fazer a definição de persona.

Desse modo, se você observar que a maioria dos clientes usa o Facebook e tem ensino superior, é indicado colocar essas características no perfil da persona.

4. Estruture a persona

Após obter e estudar as informações, é possível fazer a definição da persona da sua empresa. Neste instante, ela ganhará um nome e um perfil bem estruturado. Além disso, ela será construída por meio de comportamentos e características que a sua marca identificou como importantes.

Por isso é essencial pensar na persona como um ser humano real e capaz de interagir com a sua empresa de forma construtiva. Desse modo, ela terá a capacidade de comprar os seus produtos ou serviços, bem como consumir os conteúdos publicados.

Com base nisso, desenvolva um texto descritivo a respeito da pessoa que a sua marca está construindo como persona. Tenha em mente que a persona é um personagem fictício capaz de representar o seu público-alvo.

Assim sendo, esse personagem deve apresentar características e hábitos de uma pessoa de verdade. Além disso, ele precisa ter o potencial de consumo das suas mercadorias. Diante desse cuidado será possível trabalhar a definição de persona de forma eficiente.

De fato, construir a persona pode parecer uma tarefa complicada. No entanto, com base em um estudo minucioso você conseguirá tirar de letra essa questão. Sem dúvidas, a sua empresa ganhará muito com isso. Afinal, por meio da definição da persona será possível obter resultados cada vez melhores.

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