O marketing de conteúdo tem a capacidade de atrair diversos clientes por meio da construção de materiais relevantes e atraentes. Esse procedimento inclui, por exemplo, a criação de e-books, textos, vídeos e posts para as redes sociais. Dessa forma, é possível compreender que essa estratégia não tem o objetivo de estabelecer uma promoção direta da empresa.
No entanto, apresenta a alta capacidade de capturar leads, proporcionando muitas soluções para o seu negócio. Diante dessa realidade, podemos dizer que o marketing digital se tornou uma forma de investimento essencial para todas as marcas. Por meio dele é possível conquistar o mercado e se destacar da concorrência.
Afinal, o mecanismo de visibilidade online tende a construir um laço cada vez mais próximo com o público-alvo. Isso também ajuda o processo de fidelização dos clientes. Portanto, é necessário avaliar não apenas a necessidade de estar na internet, como também a forma de se colocar nela.
Tenha em mente que para obter resultados promissores a sua empresa terá que utilizar a melhor estratégia de conteúdo. O objetivo consiste na aquisição de clientes qualificados e dispostos a participar do processo de forma ativa. Obviamente, muitos gestores ainda apresentam um determinado nível de dificuldade na hora de elaborar um plano de ação estratégico.
Se esse for o seu problema, não se desespere! No intuito de te ajudar, elaboramos um guia completo sobre marketing de conteúdo. Desse modo, por meio dessa leitura você descobrirá as melhores ferramentas para colocá-lo em prática. Aproveite a oportunidade!
Marketing de conteúdo: o que é?
O marketing de conteúdo pode ser descrito como uma estratégia de marketing capaz de estimular o engajamento do público. Afinal, por meio dele é possível aumentar o número de clientes a partir da construção de materiais valiosos e relevantes.
Assim a sua empresa captará um grande volume de consumidores potenciais. Estes, por sua vez, ajudarão a sua marca a crescer com base em uma percepção positiva sobre as suas ações.
Em outras palavras, trabalhar o marketing dos conteúdos é um processo que ajuda a agregar valor às marcas. Afinal, a sua empresa demonstra que compreende e atende a intenção da busca dos usuários. Sendo assim, essa estratégia é capaz de transformar o mecanismo de compra em algo natural e prazeroso.
Mas como isso é possível? Na verdade, essa forma de marketing estuda com profundidade o público-alvo, compreendendo as suas necessidades, preferências, desafios e objetivos. Sob essa ótica, podemos dizer que durante o consumo das informações produzidas pela marca, os consumidores tendem a perceber as suas próprias dores e desejos expressos no conteúdo em questão.
Diante dessa abordagem, o processo de confiança do futuro cliente se torna evidente. Aliás, nesse momento pode ocorrer até mesmo a construção de um valor emocional positivo em relação à empresa. Dessa forma é possível transmitir um sentimento de referência e autoridade a respeito da temática abordada.
Nesse cenário, o cliente retornará diversas vezes em busca de novidades e esclarecimentos. Assim, é possível que a sua empresa seja escolhida pelo consumidor para uma futura ação de compra.
O marketing de conteúdo tem a capacidade de estimular o usuário a avançar pelo funil de vendas de forma inconsciente. Desse modo, quando ele se der conta, já será um consumidor potencial da marca em questão.
Assim sendo, essa ferramenta proporciona excelentes resultados para as empresas, independentemente da segmentação de mercado. Como é possível perceber, as estratégias impregnadas na prática dessa disciplina têm como base quatro etapas fundamentais:
- educar o público-alvo;
- o marketing de conteúdo objetiva conquistar autoridade no assunto abordado;
- influenciar o processo de decisão de compras;
- transformar o cliente em uma espécie de embaixador da marca no processo pós-venda.
Estratégias de conteúdo: como aplicar?
Em primeiro lugar, as estratégias de marketing de conteúdo têm o intuito de identificar e documentar todos os aspectos importantes. Aliás, é muito importante conhecer todos esses aspectos antes de elaborar um plano de ação para a sua empresa.
Se o objetivo da sua marca é obter sucesso nos resultados, os procedimentos devem estar bem definidos. Além disso, eles devem se mostrar alinhados com as metas a serem alcançadas. Desse modo, para elaborar uma estratégia eficiente, tenha atenção com essas cinco etapas:
1. Definição do perfil do cliente
De fato, a definição da persona é a primeira etapa a ser traçada. Afinal, se a sua marca não identificar o perfil ideal do cliente, também não conseguirá construir conteúdos relevantes. Desse modo não será possível encontrar um norte para elaborar um plano de ação promissor.
2. Planejamento eficiente
Nessa etapa é importante definir todos os procedimentos a serem trabalhados. Isso também inclui os mecanismos e as ferramentas necessárias ao ofício. O foco também está na seleção dos colaboradores responsáveis pelas atividades a serem realizadas e nos objetivos que serão alcançados.
3. Construção de conteúdos relevantes
Os materiais podem ser elaborados nos mais diversos formatos. No entanto, eles devem se mostrar adequados ao público-alvo da sua empresa. Desse modo, experimente trabalhar com conteúdos de naturezas distintas. Entre eles estão os artigos para blogs, e-books, vídeos, e-mails, postagens em redes sociais, entre outros materiais importantes.
4. Distribuição do material produzido
Obviamente, além de construir os materiais para trabalhar o marketing da sua empresa, é essencial divulgá-los para o público. Uma dica eficiente consiste em publicar os conteúdos nos canais frequentados pelos consumidores.
Até porque, com base em um planejamento eficiente, a sua empresa conseguirá ter um blog de sucesso por meio da publicação de conteúdos relevantes. As redes sociais e os e-mails também são grandes aliados para divulgação de conteúdos valiosos.
5. Análise dos resultados
Esse procedimento é indispensável para todas as marcas que almejam obter sucesso nas estratégias de marketing. Afinal, identifica as ações bem sucedidas e os procedimentos que devem ser melhorados na busca por melhores resultados. Com base nisso, é possível avaliar resultados relacionados ao SEO, tráfego e engajamento nas redes sociais.
Quais são as vantagens do marketing de conteúdo?
Na verdade, são muitas as vantagens proporcionadas pelo marketing de conteúdo. Para começo de conversa, é importante mencionar que 59% da população do planeta se mantém conectada a internet diariamente. Esse volume de usuários estimulou o crescimento da quantidade de marcas que trabalham com publicidade online e marketing digital.
Diante dessa nova perspectiva, o marketing de conteúdo se potencializa por propor um movimento inverso quando comparado ao marketing tradicional: em vez de buscar pelos potenciais clientes, esse recurso permite que as marcas produzam conteúdos relevantes para serem encontradas pelos consumidores no mundo virtual.
Desse modo, é possível dizer que ao trabalhar a estratégia de conteúdo, a sua marca estará alcançando vários objetivos. Entre eles está a construção de uma postura de referência dentro do mercado e o bom posicionamento perante a concorrência. Sem falar na possibilidade de capturar clientes potenciais, alimentando, de forma saudável, o processo de vendas.
Afinal, não é por acaso que muitas empresas no Brasil vêm adotando as estratégias de marketing de conteúdo. Aliás, é possível mencionar que uma grande porcentagem das organizações nacionais já utiliza essa ferramenta para trabalhar o processo de aquisição de clientes.
É preciso considerar que a chegada da pandemia provocada pelo novo Coronavírus acelerou ainda mais esse processo. Afinal, as restrições impostas pelas medidas de isolamento impulsionaram muitas marcas para o cenário digital.
Nesse momento, as estratégias de conteúdo ganharam mais ênfase. Dentro de um contexto social, elas vêm ajudando a transformar a forma de relacionamento entre as empresas e os clientes. Dessa forma, é possível estabelecer um novo modelo de negócios.
Mas, afinal, quais são os benefícios proporcionados pelo marketing de conteúdo? Veja a seguir!
1. Maior volume de conteúdo para o seu site
Obviamente, quanto mais elevado for o número de conteúdos produzidos pela sua marca, maior também será a quantidade de material a ser publicado no site ou no blog institucional. Diante disso, o processo frequente de publicação ajudará a sua empresa a ser encontrada por um grande número de pessoas.
É importante considerar que a produção de um grande volume de conteúdo não deve ser o foco central das ações. Na verdade, é preciso manter a atenção com a qualidade do material oferecido aos usuários. Afinal, eles devem conter o potencial de atrair os olhares atenciosos do seu público-alvo, proporcionando um grande nível de relevância.
2. Mais tempo de visita do usuário
Ainda seguindo a mesma linha de pensamento do tópico anterior, de fato, quanto maior a quantidade de conteúdo produzido, mais volumoso será o número de materiais importantes para oferecer ao leitor. Como consequência, os usuários dedicarão mais tempo do dia para navegar no site da sua empresa.
Esse procedimento é fundamental para o crescimento das organizações. Afinal, ele tende a estimular as possíveis ações de consumo capazes de impactar positivamente a sua marca. Entre elas está, por exemplo, a compra de um serviço ou de um produto.
3. Eleva o tráfego do site
Não é novidade que muitas pessoas utilizam a internet para se informar sobre os principais acontecimentos. Dessa forma, um site pode ser considerado o ponto de entrada para a captura de novos clientes. Nesse contexto, o Google é uma excelente ferramenta para ser utilizada nesse processo.
O mecanismo de produção de conteúdo é a melhor alternativa para alcançar as primeiras posições do Google. Ainda mais quando os algoritmos da plataforma são respeitados. Assim sendo, as páginas do seu site serão sempre encontradas pelos mais diversos usuários.
4. Trabalha o brand awareness
Sem dúvidas, o marketing de conteúdo o contribui consideravelmente para que um grande número de usuários reconheça a sua marca. Como consequência, os produtos ou serviços oferecidos por ela. Mas, afinal, o que é brand awareness? É uma métrica capaz de medir o nível e a forma pela qual determinada empresa é reconhecida pelo público.
De certo modo, o conceito é capaz de refletir uma espécie de consciência da marca. Até porque esse indicador consegue avaliar de que maneira as organizações são associadas às mercadorias comercializadas por elas.
Nesse aspecto, o objetivo principal é trabalhar a construção da visibilidade da empresa. Isso faz com que o público a perceba de forma positiva, diferenciando-a das marcas concorrentes. Mas qual é a relação do brand awareness com o marketing de conteúdo?
Como já foi mencionado, a maioria das pessoas tende a comprar produtos e serviços de marcas nas quais se afinizam. Diante disso, é possível que um leitor fiel do seu blog escolha a sua marca no momento de consumir uma mercadoria da sua segmentação de mercado. Afinal, ele conhece a sua empresa e já recebeu a ajuda do conteúdo publicado no seu blog em ocasiões anteriores.
5. Aumenta o nível de engajamento com a empresa
De fato, o brand awareness objetiva elevar o volume de usuários que demonstram uma percepção favorável sobre a sua empresa. Já o processo de engajamento tem o intuito de estabelecer um relacionamento de proximidade e frequência. Para isso, ele toma com base em um processo de audiência mais seletivo.
Nesse cenário a sua empresa precisa elaborar um plano de marketing de conteúdo de alta qualidade. Assim será possível aumentar os mecanismos de interação do público por meio de um processo de engajamento eficiente e promissor.
Dessa forma, os consumidores passarão a recomendar a sua marca para parentes, amigos e conhecidos. E pro fim, eles se tornarão peças-chave na busca pelos melhores resultados.
6. O marketing de conteúdo eleva o ranqueamento nos navegadores de pesquisa
Antes de tudo, é preciso considerar que o conteúdo divulgado não é um quesito isolado no processo de classificação dos motores de pesquisa da internet. Quanto maior for o volume de materiais publicados, maiores também serão as chances da sua marca ser encontrada pelos usuários.
Portanto, a estratégia de conteúdo também apresenta uma função extremamente positiva nas ações de SEO on page e off page. De que maneira? Por meio do uso das palavras-chave e backlinks, entre outros recursos importantes para elevar o ranqueamento de uma página.
7. Ajuda a educar o mercado
De certo, uma parcela do seu público não compreenda com profundidade o mercado no qual a sua marca está inserida. Desse modo, possivelmente, será difícil entender a total funcionalidade dos produtos ou serviços oferecidos pela organização.
Não se desanime diante disso! Muito pelo contrário: produza materiais capazes de responder todas as dúvidas apresentadas pelos clientes e mostre as soluções proporcionadas pela sua mercadoria. O objetivo consiste em estimular uma ação de compra por parte do público.
Desse modo, se o material apresentar um grande nível de qualidade, a sua empresa conseguirá quebrar as possíveis objeções. Assim será possível elevar o nível de satisfação dos consumidores. Portanto, eles chegarão ao processo de compras demonstrando consciência sobre as funcionalidades do seu produto e de que maneira utilizá-lo.
8. Melhora as taxas de conversão
Se a sua empresa conseguir segurar o usuário mais tempo dentro do site, possivelmente a taxa de conversão aumentará. Junto a isso, as informações importantes contidas no material publicado também tendem a conquistar a confiança dos leitores.
Esse processo aumenta ainda mais as chances de conversão. Por esse motivo, vale a pena destinar um tempo para o planejamento e a produção de conteúdo digital.
9. Potencializa o relacionamento com os clientes
Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo está na oportunidade da sua marca alargar os laços com os consumidores. Sendo assim, o objetivo não consiste unicamente em oferecer produtos e serviços o tempo inteiro.
Na verdade, a maior eficiência presente nesse processo se mostra além da oferta das mercadorias. Com base nisso, é possível ofertar conteúdos educativos e informativos. Além disso, a sua marca também pode demonstrar disposição de resolver os mais diversos problemas apresentados pelos clientes.
Para construir um bom relacionamento com o público, a sua marca precisa fazer parte da vida dele diversos aspectos. Então trabalhe esse mecanismo com base na produção de conteúdos amigáveis e eficientes. Diante disso, experimente demonstrar aos consumidores o real valor do material que foi produzido pela sua marca.
10. Gera uma percepção positiva para a sua empresa
De fato, a produção de conteúdos relevantes é uma das melhores formas de atrair a atenção dos consumidores. Lembre-se sempre que os materiais divulgados precisam gerar uma percepção positiva da sua empresa. Até por que o mercado se mostra altamente competitivo.
E vai uma dica: não restrinja a publicação dos seus artigos apenas ao blog institucional, mas compartilhe-os também em outras plataformas digitais. Aliás, esse processo pode ajudar a aumentar o número de seguidores nas redes sociais da sua empresa. Esse procedimento poderá aumentar a sua base de engajamentos e, consequentemente, de conversões.
11. Proteção contra o bloqueio dos anúncios
Nos dias atuais, o constante bloqueio dos anúncios é um problema impactante para os mais diversos anunciantes. Ainda mais tendo em vista que muitos usuários utilizam <i>ad blockers</i>. Com base nisso, o marketing de conteúdo tende a se tornar uma ferramenta extremamente eficiente para contornar essa situação. Afinal, essa ferramenta não faz o uso de propagandas diretas, agressivas e maçantes.
12. Estimula o envolvimento com a marca
Certamente, os usuários mais engajados tendem a se tornar leads com enorme potencial de compra. Assim, o marketing de conteúdo estimula o engajamento por meio da publicação de materiais adequados a persona.
Lembre-se que um dos maiores objetivos é fazer o usuário se lembrar com frequência da sua marca. Aliás, vale a pena recordar que os consumidores engajados costumam promover a sua empresa de forma espontânea. Esse projeto ajuda a aumentar as possibilidades de conversão.
13. Diminui o Custo de Aquisição de Clientes
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo está na redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Este recurso é uma métrica capaz de apontar o volume de dinheiro investido nos setores de vendas e de marketing. O objetivo consiste em adquirir novos clientes.
Com base nisso, é possível mencionar que todas as empresas almejam operar com base em um CAC reduzido. No entanto, a mídia paga tende a demandar valores de investimentos mais elevados, resultando, consequentemente, em um CAC alto. Até porque também é necessário investir determinada quantia no pagamento dos profissionais responsáveis pela realização desse trabalho, certo?
A boa notícia é que o marketing de conteúdo tem o potencial para reduzir o Custo de Aquisição de Clientes. Afinal, a produção de materiais relevantes ajuda a capturar novos consumidores, melhorando o processo de vendas da sua empresa.
Aliás, também é possível utilizar a estratégia de conteúdo para treinar os colaboradores que trabalham no setor de vendas. Dessa forma, a sua marca conseguirá obter um nível mais elevado de autoridade no mercado. No entanto, é fundamental estabelecer um plano de ação eficiente para que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios.
14. Eleva o lifetime-value
Em primeiro lugar, considere que o lifetime-value (LTV) é uma das métricas essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal, ela tem a capacidade de indicar o real valor dos clientes para a sua marca. Desse modo, é possível ter uma noção sobre o faturamento gerado por todos eles, de uma forma individual.
Para sintetizar melhor a explicação, imagine, por exemplo, que a sua empresa trabalha no setor de venda de cursos online. Sendo assim, os alunos são estimulados a efetuar um pagamento mensal para obter todo o conteúdo produzido pela sua marca.
Diante disso, imagine que a mensalidade custa R$ 200,00 e o prazo de duração do curso ocorra em seis meses. Logo, o valor total do curso será R$ 1.200,00. Dessa forma, pode-se dizer que o lifetime-value desse cliente é justamente R$ 1.200,00. Sendo assim, quanto mais duradouro for o laço dos clientes com a sua empresa, mais elevado será o LTV obtido.
Enfatizar a necessidade de obter um lifetime-value adequado é muito importante. Aliás, a maioria dos gestores já percebeu que vender um produto ou um serviço para o mesmo cliente é um procedimento mais barato do que conquistar um novo consumidor.
Com base nisso, o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia a ser utilizada nesse processo. Afinal, esse recurso ajuda a manter o engajamento dos clientes com a empresa. Dessa forma, após os consumidores efetivarem uma ação de compra, experimente enviar materiais de pós-venda.
Entre eles estão as newsletters exclusivas com o objetivo de oferecer novos descontos ou outras mercadorias do seu empreendimento. Possivelmente, os clientes realizarão novas ações de compra e a sua marca aumentará o LTV.
15. A estratégia de conteúdo ajuda a elevar o valor das mercadorias
Nesta etapa não é possível duvidar do alto poder de conversão proporcionado pelo marketing de conteúdo, não é mesmo? Nesse aspecto, uma das maiores vantagens consiste na valorização dos produtos ou serviços oferecidos pela sua marca.
Mas como isso é possível? Na verdade, o mecanismo é semelhante ao proporcionado pelo marketing de influência. Dessa forma, quando o conteúdo oferecido pela sua empresa é relevante, naturalmente, os clientes obtêm uma experiência positiva. Esse processo eleva a demanda da mercadoria oferecida.
Com base nisso, é possível perceber um processo saudável de valorização da marca. Afinal, ela passa a adotar uma postura cada vez mais positiva dentro do mercado. Diante dessas circunstâncias é possível elevar o preço dos produtos ou serviços oferecidos.
Até porque, nessas circunstâncias, o retorno será cada vez maior. Afinal, a sua empresa se encontra em processo de consolidação no mercado com a ajuda de estratégias de Inbound Marketing muito eficientes.
Como aplicar o marketing de conteúdo?
Atualmente, existem muitas formas de aplicar o marketing de conteúdo. Então, no intuito de ajudar a sua empresa nesse processo, separamos os principais procedimentos. Confira!
1. Planeje os conteúdos
Sem dúvidas, o marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para impulsionar os resultados de uma empresa. No entanto, não é pequeno o número de gestores que pecam motivados pela falta de planejamento eficiente. Diante disso, muitas ideias brilhantes tendem a não se mostrar promissoras.
Então, para evitar esse tipo de problema, é essencial elaborar um plano de ação bem estruturado. Também é necessário seguir com firmeza os procedimentos pautados nesse documento.
Porém, também é fundamental compreender que o processo de execução do planejamento está sujeito a diversas situações. Algumas etapas podem demandar algumas mudanças no percurso rumo ao um resultado final. Diante disso, analise o seu plano de ação e descubra a melhor forma de colocá-lo em prática.
2. Elabore conteúdos evergreen
Antes de tudo, é preciso mencionar que o conteúdo evergreen tem um caráter duradouro. Desse modo, ele não tende a apresentar um prazo de validade limitado como, por exemplo, as notícias dos jornais.
Com base nisso, esse formato de material pode ser consumido a qualquer momento. Até porque ele sempre apresentará o mesmo nível de utilidade em uma semana ou em dez anos.
Esse tipo de conteúdo ajuda a aumentar o número de visitantes no site da sua empresa de forma gradual. Nesse aspecto ele se diferencia dos resultados conquistados por meio dos anúncios pagos como os do Google Ads, por exemplo. Estes apresentam retornos imediatos, mas param de movimentar o tráfego no momento em que as empresas pausam o pagamento.
Já a estratégia de conteúdo funciona de forma diferente, até porque o tráfego tende a continuar crescendo. Assim sendo, os resultados orgânicos tomam como base a qualidade do material publicado, não o valor do investimento financeiro.
3. Construa conteúdos para tipos diferentes de consumidores
Em primeiro lugar, considere que nem todos os consumidores da sua marca apresentam os mesmos gostos e necessidades. Com base nisso, invista uma parte do seu tempo para compreender a fundo as segmentações de públicos capazes de mover o seu negócio.
Dessa forma, a sua marca conseguirá aumentar o processo de geração e captação de leads. Então, experimente desenvolver materiais para diferentes tipos de clientes e personas.
Diante dessa possibilidade, tenha em mente que uma empresa que produz conteúdo voltado à área de saúde, por exemplo, pode ter diferentes perfis de seguidores em suas redes sociais. Entre eles estão os médicos, cientistas, enfermeiros e, até mesmo, os portadores de determinadas doenças. Sendo assim, analise cada perfil em particular e construa conteúdos cada vez mais direcionados aos públicos em questão.
4. Produza conteúdos de qualidade
De fato, a produção dos materiais é a artéria das estratégias de marketing de conteúdo. Afinal, é justamente nessa etapa que o planejamento ganhará um molde. Por esse motivo é muito importante construir materiais de alta qualidade.
Obviamente, essa tarefa demanda empenho, tempo e dedicação. Entretanto, todo o investimento valerá a pena. Então não hesite! Estude a fundo o perfil do seu público e produza conteúdos adequados a demanda.
5. Construa títulos atraentes
Os títulos são elementos fundamentais dentro do marketing de conteúdo. Afinal, de que adiantaria construir um texto excelente se ele não apresentasse um título condizente coma sua temática? Considere que o objetivo principal consiste em aumentar o engajamento do público.
Por esse motivo os cliques na publicação se tornam recursos muito importantes. Diante disso, os títulos merecem um grande destaque. Aliás, eles devem ser atraentes e impactantes. O intuito é chamar a atenção do usuário em um momento extremamente estratégico para a sua marca.
6. Defina a palavra-chave
Primeiramente, considere que as palavras-chave são expressões utilizadas pelos usuários no momento de efetuar a busca nos navegadores de internet. Elas são os elementos principais na hora de utilizar as estratégias de SEO (<i>Search Engine Optimization</i>).
Portanto, esse recurso tem os atributos para fazer o seu conteúdo ranquear nos primeiros lugares dos motores de busca. Então, uma dica eficiente consiste no estudo aprofundado das palavras-chave mais importantes para a sua empresa.
Após identificá-las, invista na produção de conteúdos dentro dessa temática. No entanto, lembre-se a todo o momento que o material produzido será direcionado ao público, não, em si, ao Google. Por esse motivo é sempre recomendado manter o foco central no processo de experiência do usuário.
7. Mantenha uma frequência de publicação no marketing de conteúdo
De fato, um mecanismo frequente de publicação de conteúdos apresenta muitas finalidades dentro de um negócio. Na verdade, esse processo vai além do simples procedimento de vendas.
Com base nisso, podemos mencionar que os materiais produzidos tendem a demonstrar o valor de uma marca. Eles também ajudam a construir diálogo com os clientes, atraindo novos consumidores para o funil de vendas.
No entanto, para o processo se tornar ainda mais eficiente, é recomendado manter uma frequência de publicação. Mas tenha em mente que ela não pode ser quebrada.
Lembre-se que nos dias atuais os consumidores se mostram cada vez mais exigentes. Por isso, é importante oferecer conteúdos constantes. Esse processo aumentará o nível de engajamento e, consequentemente, de conversões.
8. Foque no formato e no tamanho dos materiais
Atualmente, o formato e o tamanho dos conteúdos tendem a variar de acordo com o tipo de negócio. No entanto, é sempre preciso manter a atenção no processo de produção. Afinal, o material tem que apresentar um ótimo nível de qualidade. De uma forma geral, algumas dicas servem para todos os tipos de segmentação como, por exemplo:
- evite produzir textos confusos e de duplo sentido;
- não utilize palavras difíceis;
- não enrole! Vá direto ao assunto;
- seja verdadeiro ao transmitir uma informação. Não engane os usuários!
Com base nisso, um texto de 500 palavras pode ser um bom começo. Ele já consegue responder a dúvida de muitos clientes e também pode ser beneficiado pelos motores de busca do Google. No decorrer do tempo, a sua empresa poderá construir conteúdos maiores e mais completos.
Junto a isso, experimente variar o formato de conteúdos para conquistar um alto nível de engajamento dos usuários. Então, ofereça podcasts, vídeos e infográficos, entre outros tipos de materiais relevantes para a persona da sua empresa.
Nesse cenário, os vídeos aparecem como uma forte tendência e pontuam favoravelmente em relação às práticas de SEO. Ainda mais quando comparadas a empresas que não trabalham com base nesse tipo de conteúdo dentro dos sites.
9. Escaneabilidade
Por meio do processo de escaneabilidade, a sua empresa conseguirá formatar o conteúdo publicado. Dessa forma ele se tornará mais atraente para os consumidores. Em primeiro lugar, é preciso considerar que antes de ler o conteúdo publicado, os usuários “passam o olhar” pelo texto.
O objetivo é descobrir qual é o tema abordado e entender se vale a pena realizar a leitura. Desse modo, podemos mencionar que os leitores escaneiam texto antes de consumir o conteúdo escrito nele.
Tenha em mente que alguns recursos são excelentes para aumentar o processo de escaneabilidade. Como exemplo podem ser citadas as imagens, os intertítulos, os negritos e as listas. Afinal, eles ajudam a figurar e formatar o padrão adequado do texto corrido.
Como apresentam uma natureza diferente, esses elementos ajudam a chamar a atenção dos usuários. Junto a isso, eles tendem a informar os tópicos mais importantes que realmente precisam ser lidos e compreendidos.
Também é fundamental utilizar parágrafos curtos e frases enxutas. Considere que os blocos de textos mais alongados, na maioria das vezes, prejudicam o entendimento da mensagem transmitida. Dessa forma a linha de raciocínio do leitor pode ser atrapalhada.
10. Incentive a participação dos consumidores
No dias atuais, o marketing de conteúdo não deve visar apenas o ranqueamento das páginas nos navegadores de internet. Muito pelo contrário: é extremamente importante estimular a participação dos consumidores.
Nos dias atuais, o processo de consumo dos conteúdos não é mais considerado passivo. Na verdade, os consumidores querem ir além do simples mecanismo de consumir os produtos ou serviços de uma marca.
Eles gostam de participar do processo, fazendo considerações importantes e mostrando opiniões construtivas. Com base nisso, para trabalhar um marketing de conteúdo eficiente, mantenha o foco no processo de construir diálogos e discussões.
11. Ofereça respostas aos clientes
Nas épocas modernas os navegadores de internet são os primeiros recursos utilizados pelas pessoas na hora de sanar uma dúvida. Nesse contexto, o Google se apresenta como uma excelente ferramenta de pesquisa. Por isso os buscadores de pesquisa fazem parte da lógica presente nas estratégias de marketing de conteúdo.
Diante disso, aproveite a oportunidade de produzir materiais capazes de responder todas as dúvidas apresentadas pelo público da sua empresa. Fazendo isso, você ampliará as chances de transformar um visitante em um potencial cliente da marca.
12. Revise o material
De fato, a produção de um texto repleto de erros ortográficos pode impactar negativamente a autoridade da sua empresa. Por esse motivo, revise todos os conteúdos antes de fazer a publicação.
Mas atenção! É recomendado esperar um tempo após a escrita para, de fato, efetuar a revisão. Afinal, a mente precisa se mostrar descansada para que a correção ocorra de forma eficiente.
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